Sábado 11 de Agosto de 2012
O percurso inicia-se junto ao Miradouro do Rabaçal, junto ao topo, antes de descer para a casa de abrigo do Rabaçal.
Ao subirmos até o posto de vigilância contra incêndios, instalado no pico sobranceiro à câmara de carga da central hidroeléctrica da Calheta, existe uma lagoa que recebe a água pela levada que agora vamos iniciar.
Começamos a levada no sentido contrário á água. É o local mais plano de toda a Madeira e tem vistas fabulosas sobre verdes montanhas e vales.Tivemos oportunidade de observar a bonita paisagem da costa sul. As lombadas da Calheta, e o vale da Ribeira da Janela, são paisagens de extraordinária beleza.
As vistas são espectaculares sobre a costa sul da Madeira.
De vez em quando temos as vacas a barrar-nos o caminho. Mas com algum cuidado continuamos...
Logo de seguida vamos encontrar a nova estrada de ligação do Arco da Calheta ao Paul da Serra, mais precisamente ao Hotel Pico da Urze, que conta também, com um Restaurante Temático - "Jungle Rain Café", único na ilha, que tenta recriar a selva mais recôndita do planeta.
Continuamos na nossa caminhada a encontrar as amigas do costume...
Apesar dos obstáculos decidimos continuar a nossa caminhada...
Terminamos na antiga estrada regional que desce para a Calheta, devido a termos de voltar para o Rabaçal onde tinhamos o carro. A levada continua e será percorrida num outro dia.
Trata-se de uma levada agradável de fazer, com uma vista espectacular, pois estava um dia de Sol, daí também o nome de "Levada do Céu".